sábado, 6 de novembro de 2010

Palestrantes Infanto-Juvenis no Projeto Ideação

O Projeto IDEIAÇÃO: Sinergia entre Música, Arte e Educação é evento artístico- cultural que tem como proposta promover reflexões sobre temas sócios culturais específicos que tratam do papel do gênero humano na sociedade baiana. Todas as reflexões são fomentadas por recursos artístico-culturais (exposições artísticas, palestras, oficinas práticas) da cultura baiana de forma integrada entre estudantes, professores e dirigentes escolares sob a mediação dos proponentes do projeto.
O IDEIAÇÃO abre oportunidade para jovens e adultos conhecerem performances artísticas (shows musicais, apresentações de teatro, capoeira e dança) intercaladas por oficinas de trabalho e exposições orais de especialistas / estudiosos da temática em discussão que fortalecem a importância da cultura artística e esclarecem ao público os objetivos do evento integrando apresentação artística, formação pedagógica e consciência social.
Este projeto preenche uma lacuna nas diretrizes educacionais da Bahia, pois além da sua proposta pedagógica inovadora de conscientização do indivíduo e, conseqüentemente, o surgimento de novas perspectivas para a sociedade; apresenta às escolas, gratuitamente, novos horizontes artísticos de consolidação e resgate da cultura baiana.
Este ano de 2010 o Projeto acontece em 7 Escolas dos municípios de Mata de São João e Lauro de Freitas.
Professor Jeferson Ornelas - Escola Municipal Santa Júlia 
Para fazer refletir, conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar – estudantes, professores, funcionários e pais - o Projeto Ideiação realiza a cada edição, palestras temáticas sobre valores humanos, família, felicidade, ética, consciência, cidadania e meio ambiente, com pesquisadores e estudiosos das temáticas, oficinas práticas de capoeira, oficinas de dança, oficinas temáticas sobre consciência ambiental(reciclagem de papel e construção de bonecos com material reciclável) e oficina de desenho de história em quadrinhos sobre temas educativos. Ao longo da semana de trabalho em cada escola acontecem seminários de apresentação dos resultados de cada oficina, exposição de artes plásticas e, na sexta-feira, encerrando os trabalhos, show musical com a Banda Mahatma.
Os educandos e ex-educandos da Escola Ananda, palestrantes do "I Simpósio Internacional sobre Consciência", participaram das atividades dessa quarta-feira (03/11/10), apresentando as suas pesquisas para os jovens do Ensino Fundamental II da Escola Santa Júlia, em Lauro de Freitas, na Semana da Consciência Humana.
A Diretora Rosilda Leal abrindo os trabalhos
O jovem pesquisador Luciano Barreto Caldas, 14 anos, apresentou palestra intitulada "A importância da Filosofia para o despertar da Consciência", e desenvolveu uma atividade do Saber Pensar com os educandos.
Luciano considerou ter sido uma experiência de grande relevância para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual.
Juliana Andrade Costa, 14 anos, apresentou palestra sobre "A fé como fundamento para a evolução abreviada consciente". Juliana, também, desenvolveu atividade do Saber Pensar e cativou a todos com a sua simpatia e meiguice.
As educandas Isha Andrade Costa, Barbarela Amorim Freire, Ana Carolina Nascimento e Beatrice Santiago, apresentaram palestra e pôster sobre o tema "Uma nova visão da Consciência Ambiental", representando o grupo de pesquisa composto também por Kananda Macêdo Góes, Sofia Rodeiro Leal e Pâmela Macêdo Ferreira. O quarteto focou a apresentação no fato da Consciência Ambiental partir de dentro para fora do Ser Humano e que deve ser despertada e desenvolvida por uma questão de responsabilidade individual e social.
Os ex-educandos da Escola Ananda, Matheus Nascimento Santos e Guilherme Matos Bastos, de 15 anos, apresentaram palestras sobre "Consciência Alimentar" e "A importância da Razão e o papel da Consciência no significado das ações humanas", respectividamente.
Matheus é estudante do Ensino Médio do Instituto Ananda e Guilherme estudante do Colégio Sartre, embora este último ainda desenvolva sua pesquisa sob a orientação da educadora Ana Lúcia Cruz, vinculada ao projeto C.I.E.N.CI.A. da Escola Ananda.
O Grupo do Projeto e Colaboradores

Ao centro, Profa. Ana Paula Amorim - Coordenadora Geral do Projeto
Parabéns aos jovens palestrantes, a seus pais e educadores da Ananda - Escola e Centro de Estudos, parceira do Projeto Ideiação. Parabéns a Fundação Ocidemnte pela iniciativa - representada por seu presidente Prof. Jéferson Ornelas.
(Texto adaptado da matéria disponível em www.bandamahatma.blogspot.com e http://www.anandaescola.blogspot.com/).

2 comentários:

  1. Porque á mais fotos do palestrante Luciano Caldas do que os outros?

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA INICIATIVA E REALIZAÇÃO!
    Fraternalmente,
    Dionne Barreto

    ResponderExcluir